Andei observando alguns "eleitores", nesta eleição. São crianças, de seus 13 anos de idade para baixo. Creio que seja difícil, talvez quase impossível, um pré-adolescente entender sobre política. Apesar de conviver com ela todos os dias, assuntos provenientes da política, como saúde, educação, economia e corrupção são bastante complexos para um aluno do ensino fundamental. Imagine para uma criança!
E olhe que não são apenas estes os eleitores piolhos(aqueles que andam pelas cabeças dos outros - em seus casos particulares, os pais são os maiores influenciadores). Tem muito cidadão por aí, de classe média, bom nível de escolaridade, mas com pensamentos totalmente equivocados diante da ética e moral administrativa.
Hoje, vi um garoto, aguardando o pai em um certo local, com uma bandeira de um candidato à prefeitura de minha cidade. Ele balançava-a, como se torcesse pelo gestor público. Perguntei:
- Tu "vota" nele, é?
- Uhum. - respondeu.
- Por quê? - retruquei.
- Porque "amo ele" - respondeu, retomando o ato de balançar a bandeira, ovacionando o político.
Era o símbolo do "piolhismo" no cenário político brasileiro. A prova concreta de que isto é fato consumado, e não uma invenção de um escritor qualquer(no caso, eu).
O pior mesmo é que, no Brasil, já erra-se em ter esta cultura de enaltecer os políticos. Por mais que nos pisem, terão sempre o nosso apoio; terão sempre alguém para brigar por eles. É imbelicidade(desculpe o termo) pura. Entretanto, o cúmulo desta imbecilidade encontra-se em uma nova cultura: a de passar toda esta balela para os filhos. Coitadinhos, inocentes, não sabem o que fazem. Mas, um dia, elas crescem, alimentam-se demasiadamente de asneira - quando o assunto é política, e passam o mesmo para os seus procedentes.
E assim a cultura mais medíocre que se vê no Brasil vai sendo passada de geração a geração. Enquanto isso, nas prefeituras, gargalhadas e mais gargalhadas.
8 comentários:
Adorei... sem mais!
Dessa vez tenho que concorda com Mário!Não irei pronunciar o mundo,pois não tenho conhecimento amplo de todo o mundo para afirma tal coisa,mas vou me referir ao nosso país...Está repletos de eleitores "piolhos" e não são apenas crianças mais pessoas maiores de idades que exercem a tal "cidadania",estão trantando a politica desta forma descrita...Estão idolatrando seu candidato,muitas vezes não tem conhecimento nem um sobre ele,mas continuam indo "pela cabeça do povo"...
Particulamente,estou desacreditada da politica brasileira,com tanta corrupção é dificil acreditar em um gestor que se diz "honesto".
Esta semana,dentro do ônibus uma moça e mulher conversavam,sobre o tal governador de nosso estado,
a moça sitou a seguinte frase dela me intrigou:
-É Cássio pode roubar como for,mais eu duvido se for lá pedir algo a ele,concerteza ele não me negará...
Inicialmente ela tentava mudar a opinião da mulher que desacreditava no governador,pois tinha prometido e não cumprou...Notei na moça um certo idolatrismo ao "nosso" governador!
Enfim,esta frase me marcou pois em meu coceito político não é para roubar e sim para fazer,pois elegemos ele para isso...Se roubar não merece nosso voto!
Porque idolatra uma pessoa que rouba?!
Realmente,as pessoas não sabem mesmo exrecer sua cidadania!
Cara Altamara, adorei seu comentário; agradeço por ele.
Logicamente, concordo com tudo que citastes.
Sobre a mulher do ônibus, ela com certeza não tem conhecimento de que o governador recebe um salário para trazer benefícios à população.
Pois é Mário, infelizmente é isso mesmo que ocorre. E a minoria que pensa realmente da maneira correta acaba se prejudicando pelos ditos 'piolhos'.
o seu pensamento sobre a política é completamente plausível. Meus parabéns!
Sinaldo.. eu me supriendo com tu!
ain ain, se eu tivesse a metade da inteligenncia eu tava só de BOA.
ei ei, não é bem assim!
eu apoiio o meu paii :d
e nãoo vooto maiis eu sei o que é melhor. não por ser o meu pai mais sim porque eu vejo todo dia ele fazendo oq faz. fica estressado por causa de prefeiituura :\
adoorei siinaldo ☻
pra n dizer q n comento teus textos =P
PARABÉÉNS MÁRIIIO x]
qnt competencia né? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
muito bom mesmo! :*
Ótimo texto Mário, assim como os outros!
E desculpaê a gafe de minha leitora ao comentar seu blog achando q era o meu kkkkkkkkkkkk
Entende-se, ela é loira (sem preconceitos)
Abraço!
Postar um comentário